Hormônios do parto: ocitocina e melatonina – ENTREVISTA

Oi pessoal, tudo bem?

 

Eu sempre explico para as minhas clientes que na hora do parto eu não vou usar flash ou nenhuma fonte de luz. Tento ser invisível em uma sala de parto para não atrapalhar a família, os médicos e a equipe. Seja em cesárea ou em parto normal, principalmente se for humanizado, não vou iluminar nada. Sempre soube que o flash poderia atrapalhar um trabalho de parto porque ele distrai com aquela luz toda. Só que, quando eu fiz o curso de formação de doulas, descobri que tem um motivo a mais: a produção hormonal.

 

Para um trabalho de parto ocorrer a gente precisa da produção de Ocitocina: o famoso hormônio do amor. Só que pra ele ser liberado, precisamos de um ambiente escurinho, acolhedor e seguro para a mulher que está parindo. Quando jogamos uma fonte de luz enorme em cima da mulher, a gente dificulta – e muito – a liberação de ocitocina pelo corpo dela. E tem mais: a melatonina, hormônio do sono, também está ligada a produção de ocitocina e, por isso, também precisa do escurinho.

Entrevistei a doula Patrícia Ramos e ela explicou um pouquinho sobre os hormônios ocitocina e melatonina e o papel deles no trabalho de parto. Clica pra ver!

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: